A Apple deve apresentar diversos novos recursos baseados em IA generativa durante a WWDC 2024, que será realizada em 10 de junho. Dentre as novidades deve estar um gerador automático de emojis à medida que o usuário digita o texto.
De acordo com o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, além dos emojis de IA, a Maçã deve revelar uma ferramenta de transcrição de voz via IA generativa no app Voice Memo. A funcionalidade seria especialmente útil para gravações longas, como entrevistas, aulas, palestras, etc.
Isso seria uma adição aos recursos semelhantes que dispositivos da Apple já possuem, como a transcrição de correio de voz e as legendas em todo o sistema (vídeos, áudio e conversas).
A Apple pode lançar ainda uma espécie de “recapitulação inteligente”, que, aparentemente, vai permitir que o usuário tenha acesso a um resumo dos recursos, arquivos e notificações que foram acessados e/ou exibidos anteriormente. Essa função soa muito parecida com o Recall do Windows 11, que foi recentemente anunciado pela Microsoft.
Outro possível destaque no WWDC 2024 deve ser o Spotlight, que deve ser turbinado com IA generativa para melhorar as pesquisas no Safari e fazer sugestões de textos aprimorados para finalidades distintas.
A Siri também deve ganhar uma voz mais natural, sendo que a versão para o Apple Watch trará melhorias específicas. E é claro que a IA também poderá ser usada para edições automatizadas em fotos e imagens.
ChatGPT e Gemini no iOS 18
Fora os recursos de AI nativamente integrados aos sistemas da Apple, outros rumores apontam que a empresa está em negociação com a OpenAI para disponibilizar o ChatGPT no iOS 18.
E o jornalista Mark Gurman também não descarta a possibilidade de uma parceria entre a Apple e Google para uma possível implementação do Gemini aos dispositivos da Maçã. Outra empresa que, supostamente, poderá colaborar com a Apple é a Anthropic, fundada por ex-membros da OpenAI.